Gira, gira, girassol

Uma das coisas que encantam em Brasília é que há belezas em todas as épocas do ano. Algumas são permanentes, outras aparecem em estações que se sucedem: os ipês roxos, amarelos, brancos, rosas, jacarandás, e outras árvores surgem floridas em estações diferentes, encantando o olhar de quem tem oportunidade de passar por eles. E estão por toda parte: o brasiliense aficionado espalhou as sementes dessas árvores e flores pelos parques, ruas, quadras e quintais, e nas diferentes épocas do ano podemos viajar contemplando essas belezas do cerrado nas diferentes regiões de nosso quadradinho.

Em maio começa uma das minhas estações preferidas: a dos girassóis. Na região do DF e entorno há inúmeros campos de girassóis, grandes, quase infinitos ao olhar. Lindos e encantadores, eles têm chamado a atenção dos brasilienses, que vão em grupos até esses campos, para conhecer e tirar fotos com essas flores tão significativas.

O mais famoso desses campos é o que fica no PAD-DF, na estrada para Unaí. Há um grande campo de girassóis no PAD. Anualmente é marcada a Feira AgroBrasília para coincidir com a floração dos girassóis. Durante o período da feira, os visitantes, além de visitar as atrações, podem ir até o campo de girassóis que fica no interior da propriedade. No ano de 2022, mais de 500 mil visitantes passaram pela feira durante os 5 dias de sua realização e conheceram os girassóis.

Para aqueles que perdem a oportunidade, há um grande número de girassóis formando campos menores na beira da estrada que liga Brasília a Unaí, nas proximidades do PAD-DF. Muitas sementes são levadas até aquelas áreas e acabam por florescer ali. Mesmo ficando na beira da estrada, os campos são extensos o suficiente para dar uma ideia de continuidade, não se limitando a uma simples e estreita fileira de girassóis. E o melhor é que não há cercas ou quaisquer restrições para as visitas a esses campos, que estão sempre plenos de pessoas com suas máquinas fotográficas, tirando foto com diversos acessórios. O resultado é sempre maravilhoso! A única ressalva é que há muitas abelhas no local, atraídas pelos girassóis, que podem incomodar e molestar, especialmente quem tenha alergia a esses pequenos e importantes animais.

Neste ano, pela primeira vez, tive a oportunidade de visitar os campos de girassóis. Sem dúvida é uma experiência inesquecível, absolutamente encantadora! Com certeza será a primeira de muitas. Serei mais uma daquelas que bate ponto todos os anos nos deslumbrantes campos amarelos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *