Uma manhã de sol na beira do lago

Península é uma porção de terra de certa extensão, cercada de água por todos os lados, salvo por um, através do qual se une a uma área maior de terreno.

Água não falta quando chegamos ao Parque Ecológico Península Sul, situado às margens do Lago Paranoá. 

Pode-se acessar o Parque pelo Pontão do Lago Sul, ao lado da segunda ponte onde há vários restaurantes e quiosques, além de amplo estacionamento, banheiros e uma ampla estrutura. Dali é possível fazer uma bela caminhada, quase toda à beira do lago. Um passeio mais do que agradável para um domingo de sol.

Para viabilizar a formação do parque, foi necessário retirar algumas propriedades que estendiam seus limites à área pública, até a beira do lago. Não foi um processo fácil. Caminha-se pela orla passando ao lado cercas e quintais das casas que perderam parte do terreno que estavam acostumados a chamar de seus. Hoje centenas de pessoas caminham por ali a cada dia, em cada um desses domingos de sol. Ali vivem também livremente animais como as famílias de capivaras, que já estão em grande número por todo o Lago Paranoá. 

Os belos dias à beira do lago são cheios de vida, de alegria, de gente que vem e vai, que caminha, corre, pedala, rema, veleja, passeia de barco,  descansa, faz piquenique na beira do lago, voa de asa delta. Sim, porque uma das atrações do parque é o Morro Asa Delta, de onde decolam os aficionados por esse esporte.

A caminhada pode ser de 6 a 10 km, a depender do percurso escolhido. Dentro do parque se faz cerca de 5 km, e se pode voltar pelo mesmo caminho, totalizando os 10 km, ou voltar por fora do parque até o ponto de início, em um atalho de 5 km que contorna o Pontão do Lago Sul. 

Ao final, é possível escolher entre vários barcos para um agradável passeio para encerrar com chave de ouro essa manhã ensolarada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *