Prosseguindo nas vivências de minha cidade, não pude deixar de visitar o registro de mais um dos orgulhos de seus filhos: Mossoró libertou seus escravos em 30 de setembro de 1883, quase cinco anos antes da Lei Áurea.
Durante muito tempo acreditei que a cidade havia sido a primeira do Brasil a libertar seus escravos, mas pesquisando nesta ocasião descobri que foi apenas a sexta. Algumas cidades cearenses e o próprio Estado do Ceará fizeram isso antes, todas no mesmo ano de 1883.
Mas em Mossoró não houve luta nem dissenso. A liberdade surgiu como um consenso e um anseio de sua sociedade. Já em 6 de janeiro de 1883 foi instalada, na Câmara Municipal, a “Sociedade Libertadora Mossoroenses” , que já em sua primeira reunião estabeleceu como meta a libertação de todos os escravos até 30 de setembro. A meta foi cumprida. Ao longo desse período vários escravos foram sendo libertados, e em 30 de setembro declarou-se oficialmente abolida a escravidão em Mossoró.
Parte da explicação para esse protagonismo está no fato de que a cidade não era essencialmente agrícola. Pela sua posição geográfica sempre teve o comércio como um ponto forte. Reuniu, também, um grande número de intelectuais, que formaram a “União Caixeiral”. Criada pelos comerciantes da época, “caixeiros unidos em busca de um futuro melhor”, iniciaram cursos e criaram, com a reunião de seus esforços, uma grande escola, embrião dos cursos técnicos e do centro cultural local. Na praça da União Caixeiral e nas casas e edifícios que ali existiam se discutiu e implementou a libertação dos escravos Mossoroenses.
Após a abolição, muitos escravos passaram a buscar a cidade como refúgio, até que a Lei Áurea estendeu a medida a todo o País.
Mossoró é o único local onde ainda se comemora a libertação antecipada dos escravos, com uma festa municipal que se realiza todos os anos. Desde 1913 a data é considerada feriado municipal, e mais recentemente tem sido realizado, todos os anos, o “Auto da Liberdade” comemoração que lembra essa e outras importantes conquistas da história da cidade.