A trilha inclusiva da Pedra dos Amigos

Em Brasília temos uma trilha inclusiva, que nos leva até o local conhecido como “Pedra dos Amigos”, uma iniciativa que faz parte do Projeto Águas, levado a cabo em 2015 pelo Oca do Sol. O projeto que deu origem à trilha inclusiva também realizou o mapeamento de mais de 100 nascentes existentes na região, uma importante iniciativa para a preservação dos lençóis freáticos existentes na Serrinha do Paranoá.

A trilha fica no Núcleo Rural Código do Urubu, no lago norte, e tem 3,7 km de extensão. É de fácil percurso, e por isso foi escolhida para iniciar um projeto que propõe que as pessoas deixem os prédios e o concreto de Brasília e se disponham a conhecer as suas belezas naturais. Além de indicações e intervenções que tornam a trilha acessível para visitantes com limitações físicas de diversas naturezas, o percurso contém placas indicativas de árvores e outras plantas do cerrado, um projeto de educação ambiental, para que as pessoas que participam das atividades na trilha possam conhecer um pouco mais das belezas de nosso cerrado. Para que a trilha seja realmente inclusiva, as informações estão escritas também em braile. 

 

Eu tive a oportunidade de  conhecer essa trilha num dia chuvoso de fevereiro. Não havia, na ocasião, nenhum portador de deficiência ou necessidades especiais, mas foi muito bom verificar as condições da trilha, e confirmar que é viável para adultos, crianças e pessoas com limitações diversas que queiram se aventurar e superar suas fronteiras.

 

O ponto de encontro, como de costume, foi na Torre Digital de Brasília. A insistência da chuva fez com que quase metade dos participantes desistisse da caminhada. Os que permaneceram foram recompensados. Mesmo com a chuva, não houve dificuldade para fazer o percurso, que foi muito tranquilo e agradável. Durante o percurso há muitas placas com informações sobre a flora local e diversas frases de incentivo para aqueles que se dispõe a superar seus limites e vencer o desafio. A recompensa é um mirante, de onde contemplamos uma bela vista da região do lago norte. Ao final da caminhada, visitamos, ainda, um feirinha local, onde fomos recebidos com café, pães, bolos, tortas e outras delícias produzidas ali mesmo na região. 

Resta-nos parabenizar os idealizadores e construtores dessa linda trilha. Que a iniciativa se reproduza em nosso planalto central e se expanda por todo o país, tornando as caminhadas na natureza uma experiência acessível para todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *